segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dança Indiana


A dança indiana entrou em minha vida através de um concerto da Orquestra Indiana de Cordas em 2004. Lá conheci a minha professora de dança, Suzane Travassos, além dos seus múltiplos talentos, ela toca o citar. Pouco tempo depois conheci sua escola de dança e me apaixonei pela Dança Clássica Indiana em uma apresentação de alunas de sua escola. Mal sabia eu que nas próximas apresentações eu estaria lá no palco com elas!
Existem 7 estilos de Dança Clássica Indiana. Eu praticava 3 deles: o Katak, o Barathanathian e o Odissi. O Katak é uma dança típica do norte da Índia , e é a dança que deu origem à dança flamenca, que como as danças da Índia varia conforme a região em que é praticada. Ela é leve, rítimica, cheia de giros e movimento. O Barathanathian trata-se de uma dança do sul da Índia, onde a propósito diz-se que é a verdadeira Índia, não tão repleta da influência muçulmana. Para esta dança é preciso muita força nos pés e resistência(Eu é que o diga, fiz uma fratura por estresse no pé), além é claro de boa flexibilidade nos joelhos e força nos braços também. O Odissi , a minha preferida, é um estilo típico da região de Orissa, leste da Índia. Ela é doce, sinuosa, cheia de delicadeza e feminilidade. Suave, diria quase divina.

Um comentário:

  1. Não acredito que este post não tem nenhum comentário! Natural neste mundo tão pobre em que tem se tornado a mente humana.

    ResponderExcluir